Perguntas Frequentes

Requisições, Compras ou Serviços

1) Gostaria de fazer minha requisição por telefone, e-mail, malote, fax, etc…, é possível?

R: Infelizmente não. A única maneira de fazer a sua requisição é por meio do sistema Mercúrio Web.

2) Acabei de fazer minha requisição mas ela não aparece no Status de Requisição, o que aconteceu?

R: Não se desespere. A requisição só é enviada para o Serviço de Materiais após o consentimento da sua chefia imediata. Ainda assim, as nossas planilhas são atualizadas uma vez por dia e, portanto, pode levar até 24 horas para que ela apareça no Status de Requisição.

3) Não estou encontrando o material que preciso no sistema Mercúrio Web, posso utilizar um “bem parecido” e usar o campo “Complemento” para especificar as características desejadas?

R: Não, os procedimentos de compra atuais não permitem essa flexibilidade. Caso utilize o “bem parecido” você receberá exatamente o “bem parecido” pois o campo “Complemento” é ignorado pelo sistema da Bolsa Eletrônica de Compras. A solução para este problema é solicitar o Cadastro de Materiais/Serviços ou verificar se nenhum outro bem cadastrado atende a sua demanda.

4) O número de bem que eu estava acostumado(a) a utilizar nas minhas requisições não existe mais. O que aconteceu?

R: Recentemente a base de dados do sistema Mercúrio Web foi espelhada na base de dados de bens utilizada pela Bolsa Eletrônica de Compras e, consequentemente, muitos números de bens foram desabilitados.

5) Estou com dúvidas ou com problemas em encontrar o bem que preciso, posso entrar em contato com vocês?

R: Claro, não somos os responsáveis pelo sistema Mercúrio Web mas estamos à disposição para ajudar no que for preciso. Entre em contato pelos ramais 738825, 739906 ou ainda pelo e-mail compras@iqsc.usp.br.

6) Posso especificar a marca/modelo do que preciso comprar?

R: Na grande maioria das vezes não. Conforme a legislação, é vedada a escolha de marca/modelo das aquisições salvo nos casos de inexigibilidade previstos no Artigo 25 da Lei 8.666.

7) Por que vocês não compram apenas cartuchos e toner originais?

R: Conforme Informativo PG-USP Licitações N°7 e Decisão do Plenário o Tribunal de Compras, somente podemos exigir suprimentos originais para impressoras ainda cobertas pelo prazo de garantia.

8) Por que vocês não compram pelo Mercado Livre ou outros sites de comércio eletrônico?

R: São várias as razões. A primeira, muitas vezes as mercadorias comercializadas nestes sites não possuem nota fiscal eletrônica. A segunda, muitos vendedores não possuem CNPJ. A terceira e última, o forma de pagamento deste sites, na imensa maioria dos casos, é a forma antecipada e, conforme a Portaria GR 4.710, o prazo mínimo para pagamento é de 7 dias após a entrega da mercadoria/serviço e a documentação fiscal.

9) Minha requisição de compra/serviço foi devolvida. O que aconteceu?

R: Todas as requisições enviadas para o Serviço de Materiais são analisadas conforme as normas e portarias da USP, a legislação vigente, ao custo e ao agrupamento com outras requisições similares. Quando é identificado algum vício de cadastro, por exemplo, a utilização de um código de bem inadequado ou a solicitação de uma quantidade fora dos padrões de consumo, a requisição é devolvida ao requisitante para a devida correção. Caso você não tenha recebido um e-mail/telefonema informando sobre a devolução, entre em contato conosco.

10) Qual o prazo para o cadastramento de um novo bem no sistema Mercúrio Web?

R: O cadastro de materiais e serviços não é realizado diretamente pelo Serviço de Materiais. Quando recebemos a solicitação de Cadastro de Materiais/Serviços enviamos um pedido diretamente para os responsáveis pelo banco de dados, para a Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo que administra o Sistema Integrado de Informações Físico-Financeiras (SIAFISICO). Quanto ao prazo, em alguns casos o bem foi cadastrado em 3 dias, outros em 30, ou seja, não temos como estimar.

11) Gostaria de mais informações sobre o andamento da minha requisição, posso entrar em contato com vocês?

R: Claro, mas dificilmente teremos mais detalhes/informações do que está exposto no Status de Requisição.

12) Afinal de contas, por que vocês utilizam a BEC?

R: A primeira e principal razão é porque é obrigatório. Na sequência, a utilização da BEC pela de Compras atende as determinações legais, amplia a quantidade de fornecedores participantes e traz mais transparência aos gastos da Universidade.