USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Reembolso de Quilometragem

Roteiro para pagamento de reembolsos de despesas com Veículo Próprio
Portaria GR 3.320/02

  1. O Servidor proprietário do veículo deverá preencher o formulário de cadastramento e obter a aprovação do Diretor da Unidade. O Servidor deverá manter arquivada cópia digitalizada do formulário para utilizar na instrução de suas solicitações de autorizações de viagens, na primeira vez em que utilizar o sistema e sempre que solicitado.
  1. Cópia do formulário contendo a aprovação do cadastro pelo Diretor da Unidade deverá ser encaminhada ao SAT na Reitoria, acompanhado de cópia do documento do veículo.
  2. Para cada viagem o servidor deverá preencher o formulário eletrônico(em formato Excel disponível na página do DF), guardando cópia eletrônica para anexar à solicitação de autorização no MercúrioWEB.
  3. A solicitação do reembolso deverá ser feita no sistema MercúrioWEB, (Reembolso de Despesa -> Novo Reembolso). Na solicitação deverão ser informados: o valor total constante no formulário eletrônico, a data da despesa (que no caso de reembolso de quilometragem é o dia da viagem de retorno), bem como a justificativa (finalidade) da viagem. Ao encaminhar a solicitação o sistema automaticamente enviará mensagens aos responsáveis pelas etapas de autorização e contabilização da despesa. O crédito será efetuado na conta em que o servidor recebe seus vencimentos.

Atenção: Como o formulário eletrônico realiza o cálculo do reembolso automaticamente e os valores de reembolso podem ser reajustados, recomenda-se que se obtenha a versão atualizada a cada nova viagem.

  1. O reembolso das despesas com pedágio será efetuado em uma nova solicitação de reembolso na qual deverá constar a indicação da(s) viagem(ns) originalmente autorizadas, juntando-se cópia do(s) comprovante(s) de despesa (ticket de pedágio, ou extrato do sistema de cobrança automática).